GEM

Grupo de Estudos Mitopoéticos (FFLCH-USP)

Esta proposta de investigação visa lançar um olhar múltiplo e interdisciplinar sobre a literatura mitopoética, isto é, a literatura que tem por objetivo criar uma mitologia. O propósito é estudar e estabelecer paralelos entre as mitologias construídas por indivíduos e aquelas desenvolvidas naturalmente por um povo ao longo de muitos séculos.

O projeto se estende ao estudo da literatura de fantasia e dos contos de fadas, entendendo que esse gênero literário tem despertado cada vez mais o interesse de leitores de diversas faixas etárias, desde o público infantil, passando pelos jovens e chegando aos adultos. Os objetos de estudo iniciais serão textos como Beowulf, as Eddas islandesas, e o Kalevala, além, evidentemente, da obra de autores fundamentais da literatura mitopoética, tais como J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, J.K. Rowling, George R.R. Martin, Neil Gaiman e Lord Dunsany, muitos dos quais inclusive foram prolíficos escritores de livros para o público infantil e juvenil.

Por meio do estudo desses objetos, pretende-se refletir sobre questões no âmbito da literatura (como as mitologias naturais informam e são retrabalhadas por autores nos séculos XX e XXI?); da tradução (traduzir essas obras por quê? Para quem?); da filologia (de que maneira os textos mitológicos chegaram até nós na sua forma escrita, e como os estudiosos olharam para eles ao longo dos séculos?); da história (em quais condições históricas esses textos foram produzidos?); da filosofia (qual o sentido que tais mitologias sugerem aos leitores e à cultura que os cerca?);da teologia (de que maneira, por exemplo, o elemento cristão se faz sentir nos textos pagãos?); da ciência da religião (como a teoria do mito de autores modernos atravessa sua literatura?), entre outros focos de atenção.

Confira os projetos das Primeira (Beowulf) e da Segunda Fase (Eddas) do GEM.

Veja a nossa Jornada de Estudos Mitopoéticos no canal da FFLCH/USP:

Também de forma dividida (palestra por palestra) no canal Tolkienista:

Este é o GEMremias (lê-se Jeremias)