Grupo de Estudos Mitopoéticos inicia sua segunda fase

O Grupo de Estudos Mitopoéticos (GEM) lançar um olhar múltiplo e inter­disciplinar sobre a literatura mitopoética, isto é, a literatura que tem por objetivo criar uma mitologia. O propósito é estudar e estabelecer parale­los entre as mitologias construídas por indivíduos e aquelas desenvolvi­das naturalmente por um povo ao longo de muitos séculos.

O projeto se estende ao estudo da literatura de fantasia e dos contos de fadas, entendendo que esse gênero literário tem despertado cada vez mais o interesse de leitores de diversas faixas etárias, desde o público infantil, pas­sando pelos jovens e chegando aos adultos. Os objetos de estudo iniciais serão textos como Beowulf, as Eddas islandesas, e o Kalevala, além, evidente­mente, da obra de autores fundamentais da literatura mitopoética, tais como J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, J.K. Rowling e Lord Dunsany, alguns dos quais foram prolíficos escritores de livros para o público infantil e juvenil.

Pelo estudo desses objetos, pretende-se refletir sobre questões no âmbito da literatura (como as mitologias naturais informam e são retra­balhadas por autores nos séculos xx e xxi?); da tradução (traduzir essas obras por quê? Para quem?); da filologia (de que maneira os textos mitológicos chega­ram até nós na sua forma escrita, e como os estudiosos olharam para eles ao longo dos sé­culos?); da história (em quais condições históricas esses textos foram produzi­dos?); da filosofia (qual sentido tais mitologias sugerem aos leitores e à cultura que os cerca?);da teologia (de que maneira, por exemplo, o elemento cristão se faz sentir nos textos pagãos?); da ciência da religião (como a teoria do mito de autores modernos atravessa sua literatura?), entre outros.

A primeira fase foi dedicada ao texto de Beowulf, em diálogo com outras obras de fantasia, contos de fada ou de cunho mitológico em geral. Na segunda fase da investigação, o texto-base será a Edda Poética, con­junto de poemas medievais de autoria anônima escritos em islandês antigo e preservados em um único manuscrito. Procuraremos compreender como essa obra popularizou a mitologia nórdica e influenciou diversos escritores — a exemplo de William Morris, Andrew Lang, Neil Gaiman e J.R.R. Tolkien —, como ela dialoga com outros textos anônimos (seja Beowulf, a Canção dos Nibelungos ou a Saga dos Volsungos) e como ela se trans­portou para outras mídias, por exemplo, as adaptações cinematográficas que utilizam personagens e locais retirados diretamente dessa mitologia.

A princípio, pretendemos estudar alguns poemas individuais da Edda, como o “Völuspá”, traçando as relações pertinentes com a obra de J.R.R. Tolkien, em particular o conjunto de textos relacionados, mas em larga medida indepen­dentes, publicados sob o título A Lenda de Sigurd e Gudrún (2009). Além disso, serão lidos também contos nórdicos que não necessariamente dialogam diretamente com a tra­dição mitológica do Norte, mas que são importantes pontos de refe­rência, tais como os contos coligidos por Asbjørnsen e Moe. Pretende-se também continuar com a prática de, em alguns encontros, convidar pessoas de dentro e de fora do grupo para fazerem breves apresenta­ções que elucidem o que se está estudando e forneçam opções para outras fases do grupo. Ademais, conforme temos feito, sugeriremos textos teóricos adicionais.

Pretendemos disseminar o conhecimento adquirido em eventos acadê­micos — como jornadas, exposições, cursos de extensão etc. —, conforme a conjuntura permitir. Consideramos, por exemplo, que a I Jornada de Estudos Mitopoéticos, realizada em junho de 2021, foi muito bem-sucedida, alcançando público amplo e dando visibilidade ao trabalho que tem sido feito pelo grupo.

Este grupo de estudos é uma terceira linha subordinada ao Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens III (CNPq/USP), liderado pela Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha, e tem caráter interdisciplinar. Ele está aberto à comunidade acadêmica em geral, e os interessados em participar devem mandar e-mail para estudosmitopoeticos@gmail.com explicando as razões pelas quais gostariam de fazer parte do grupo.

Os encontros do Grupo de Estudos Mitopoéticos acontecem de forma online às últimas sextas-feiras do mês, das 14h30 às 17h30.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s