Gregory Maguire é autor de diversos livros de Fantasia para adultos e crianças. O escritor norte-americano começou escrevendo livros infantis. Já os livros para adultos são, em sua maioria, recontos de famosos clássicos infantis, como por exemplo a história de uma das irmãs de Cinderela.
No entanto, seus livros para adultos com recontos de clássicos começaram em 1995, quando ele escreve Wicked: the life and times of the Wicked Witch of the West. O livro deu origem à série de publicações chamada The Wicked Years, tetralogia de livros que começa com Wicked e segue com Son of a Witch (2005), A Lion Among Men (2008) e Out of Oz (2011). Posteriormente ele publicou outra série relacionada aos personagens de Wicked, Another Day, uma sequência da história da tetralogia com os livros: The Brides of Maracoor (2021), The Oracle of Maracoor (2022), The Witch of Maracoor (2023). Recentemente foi lançado Elphie: A Wicked Childhood (2025), uma prequela de Wicked que conta a infância da Bruxa Má do Oeste.

Em português, o primeiro volume foi publicado algumas vezes, tendo recentemente uma versão pela editora Dark Side e o segundo volume também foi publicado, logo após seu lançamento, mas está esgotado e não houve nova edição. A prequela está em pré-venda também pela editora Dark Side.
Maguire decidiu escrever para um público diferente no início dos anos 1990, após ter uma carreira consolidada como autor de histórias infantis. Ele disse em entrevistas durante o lançamento do livro que se perguntava no período sobre a origem do mal. Se alguém era chamado de algo ruim e perseguido por isso internalizava essas questões, também questionava se a maldade surgia desde o nascimento, após algumas notícias de atrocidades cometidas por crianças.
Fascinado desde criança por O mágico de Oz, tanto o livro quanto o filme, foi analizando a personagem da Bruxa Má do Oeste que chegou ao ponto essencial para seu livro, havia maldade e vilões em livros infantis, mas geralmente eram personagens unidimensionais ou arquetípicos, sem uma construção que embasasse sua vilania. Somado às suas preocupaçnoes mencionadas anteriormente, foi o cenário perfeito para suas novas histórias.
Ainda pensando sobre a Bruxa, Maguire percebeu que as Bruxas Más da primeira história de Oz não possuem sequer um nome e que, se o Mágico estava mentindo para todos e a Bruxa Má do Oeste vivia atormentando o sujeito, talvez a verdadeira razão fosse porque ela sabia que ele não era verdadeiramente mágico. Eram os questionamento e o cenário necessário para que Wicked começasse a tomar forma.
A trama começa dando um nome à Bruxa Má do Oeste, Elphaba. O nome é uma brincadeira com as iniciais do autor de O mágico de Oz, L.F.B, pronunciadas em inglês.
A trama do livro é bastante complexa e política, iniciando com uma disputa ideológica entre duas vertentes religiosas, uma da qual o pai de Elphaba é um ministro. Por ele passar muito tempo fora de casa, sua esposa o traía constantemente com pessoas que o ministro abrigava. Entre eles um vendedor ambulante de elixires que, descobrimos depois, vem a ser o futuro Mágico de Oz e o pai biológico de Elphaba.
A garota nasce verde e é imediatamente rejeitada por todos à sua volta. Ela, que já tinha um temperamento complicado, se torna cada vez mais arredia e difícil de lidar. Desde cedo ela se recusa a chorar, pois tem muito medo de água e não se aproxima dela por nada. A irmã mais nova, Nessarose nasce sem os braços e sem as pernas e elas ainda tem um irmão mais novo, também com problemas físicos e que se isola do mundo quando elas vão para Shiz.
Na faculdade, as duas irmãs começam a estudar feitiçaria. Lá, Elphaba acaba tendo que dividir o quarto com Galinda das Terras do Norte. As duas não se entendem desde o começo e não mantêm uma boa relação nunca. Galinda, que posteriormente vai se tornar Glinda, é rica e afetada e sempre coloca seus interesses acima de tudo. Ela possui um grupo próximo de seguidores que vive por agradá-la.
Elphaba por outro lado, fica sabendo que está acontecendo uma perseguição aos animais por toda Oz e toma para si a causa de protegê-los e defendê-los. Aos poucos, suas ações vão incomodando o governo de Oz que começa a tentar silenciá-la e passa a tratá-la como terrorista.
Fyero, príncipe do país dos Winkies, é uma figura exótica que possui pedras por toda a pele. Ele se encanta por Elphaba e os dois se tornam amantes, com Elphaba chegando a ter um filho dele. No entanto, quando ela vai levar o filho para Fyero, ele está casado, possui uma família e sua esposa não aceita muito bem a criança. No entanto Fyero seguiu defendendo os mesmos ideiais e, por isso, sua família é refém do governo de Oz.
O Mágico de Oz é uma pessoa maquiavélica e aproveitadora que tenta se dar bem a qualquer custo, mesmo que para isso precise assassinar quem quer que seja para não ter empecilhos. Ele está atrás do Grimeirie, um livro de feitiços que pode provar sua chalatanice. Ele não poupa ninguém, seja ameaçando, seja realmente dando fim a quem quer que fique em seu caminho.
Madame Morrible, diretora da Universidade frequentada por Elphaba, também é uma oportunista que vê a possibilidade de ajudar o Mágico como uma forma de crescer. Ela vai ser morta em uma revolta animal causada pelo grupo que concorda com Elphaba.
O livro, diferente do musical, foca sem receios a questões políticas, discutindo o que ocorre quando a sociedade exclui e rotula um grupo ou indivíduo por suas diferenças, além do perigo da perseguição política. O final segue o mesmo do livro de Baum, Elphaba é derretida por Dorothy e morre. No entanto, seu filho com Fyero irá ser o fio que interliga toda a coleção de livros.
Apoie o Tolkienista comprando pelos links:
Geral: https://tolkienista.com/apoie-o-site-tolkienista/
Box – A mágica Terra de Oz – vol. I: https://amzn.to/3LknyQA
Box – A mágica Terra de Oz – vol. II: https://amzn.to/43NjVJd
O Mágico de Oz: edição comentada e ilustrada (Zahar): https://amzn.to/3Lf52sZ
O Mágico de Oz: First Edition (Darkside): https://amzn.to/4oqxero
The Wonderful Wizard of Oz (Illustrated): Classic Edition with Original Illustrations: https://amzn.to/4hEZgN8
Wicked (livro): https://amzn.to/4hKEfRt
Elfie: Uma História de Wicked: https://amzn.to/43Nk7bp



One thought on “Wicked: uma fanfic que ganhou proporções não imaginadas”