Através do portal da Sociedade das Relíquias Literárias

Lorena S. Ávila

Imagina ter acesso a edições maravilhosas de contos incríveis, diferentes, raros, fantásticos de diversas culturas e escritores pelo mundo por apenas R$8,00? Começando o texto assim, até parece uma propaganda, mas a verdade é que queremos louvar uma das iniciativas mais legais que surgiu em 2020; a Sociedade das Relíquias Literárias, da editora Wish, que resgata, traduz, publica digitalmente e envia por e-mail médias e longas histórias de temas e gêneros diversificados.

Criado por Marina Ávila e sua equipe de caçadores de tesouros, que seguem publicando no Brasil fantasias e outras histórias inéditas por meio de financiamento coletivo, no Catarse, o projeto garante leituras surpreendentes todo mês para seus mais de mil assinantes. Os contos resgatados contam com edições digitais belíssimas, com capa e ilustrações de diversos artistas brasileiros, o capricho é tanto que, antes de iniciar a leitura, é impossível não ficar namorando o design gráfico.

Mas para muito além do estilo pomposo que desperta a vontade de ler, todas as narrativas selecionadas são das mais interessantes. Desde abril, quando foi oficialmente iniciado, os apoiadores receberam ao todo cerca de 11 contos e 2 livros, que são enviados a cada seis meses, sendo que um deles, o Abril Encantado de Elizabeth Von Arnim, ganhará edição física que poderá ser adquirida com 15% de desconto pelos assinantes da Sociedade.

Os contos são divididos em três categorias principais: Contos Maravilhosos, focados no gênero de fantasia; Contos do Assombro, voltado para o gênero de suspense, mistério e terror e Contos do Mundo, histórias célebres de gêneros diferentes. Algo que merece destaque especial são as múltiplas etnias desses escritores; até agora pudemos conhecer obras de várias nacionalidades: italiana, inglesa, norte-americana e até árabe.

Além de conhecermos escritores diferentes, temos acesso a contos de autores famosos por seus romances de ficção como Arthur Conan Doyle, escritor de Sherlock Holmes e H.G.Wells, escritor de A Máquina do Tempo. Entre os contos mais emblemáticos, ressalto A Porta no Muro (Wells), O Capote (Nikolai Gógol), Os 47 Rônins (Barão Algernon Bertram Freeman-Mitford) sobre a famosa lenda japonesa e O Resgate do Cacique Vermelho (O. Henry), história essa que inspirou o filme Esqueceram de Mim (1990), estrelado por Macaulay Culkin.

Bons leitores certamente encontrarão muitas histórias para se deleitar e desbravarão obras e autores antes enterrados num baú. A leitura rápida também pode incentivar àqueles que desejam criar o hábito de ler.

Mas, afinal, como faz para participar?

É super simples; acessando a plataforma do Catarse, você pode assinar e selecionar a opção para renovar a assinatura automaticamente todo mês, tal qual um serviço de streaming. Quando o pagamento for confirmado, você automaticamente recebe em seu e-mail o conto referente ao mês da assinatura e assim por diante. Há outros benefícios como clube de leitura, grupo de debate e descontos especiais para os membros.

Conto enviado para os assinantes em janeiro de 2021, versão Kindle.

A editora Wish também disponibilizou um guia completo de como baixar o seu conto diretamente no Kindle. No entanto, todos os contos são de fácil leitura em qualquer aparelho. No celular, por exemplo, as letras grandes e a divisão da história em até 2 parágrafos compactos, tornam a leitura bem confortável e dinâmica.

Print da visualização pelo celular.

Em um cenário de pandemia, crise econômica e expansão do ambiente digital, cada vez mais presente em nossas rotinas, é inegável que a ideia da Wish vem como uma alternativa inteligente no setor literário brasileiro, uma ação contemplativa e acessível para todos, coisa que só poderia ter saído de mentes que colocam a cultura acima de tudo e que fazem parte do seleto grupo de pessoas que pensam nas soluções.


Contribua para o site se manter, ao comprar livros, sem custo adicional:
“Contos de Fadas”: https://amzn.to/37ufAgW


Lorena S. Ávila é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Tolkienista de coração, ama a arte de contar histórias e acredita no poder das narrativas.

One thought on “Através do portal da Sociedade das Relíquias Literárias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s