Lorena S. Ávila
Imagina ter acesso a edições maravilhosas de contos incríveis, diferentes, raros, fantásticos de diversas culturas e escritores pelo mundo por apenas R$8,00? Começando o texto assim, até parece uma propaganda, mas a verdade é que queremos louvar uma das iniciativas mais legais que surgiu em 2020; a Sociedade das Relíquias Literárias, da editora Wish, que resgata, traduz, publica digitalmente e envia por e-mail médias e longas histórias de temas e gêneros diversificados.
Criado por Marina Ávila e sua equipe de caçadores de tesouros, que seguem publicando no Brasil fantasias e outras histórias inéditas por meio de financiamento coletivo, no Catarse, o projeto garante leituras surpreendentes todo mês para seus mais de mil assinantes. Os contos resgatados contam com edições digitais belíssimas, com capa e ilustrações de diversos artistas brasileiros, o capricho é tanto que, antes de iniciar a leitura, é impossível não ficar namorando o design gráfico.
Mas para muito além do estilo pomposo que desperta a vontade de ler, todas as narrativas selecionadas são das mais interessantes. Desde abril, quando foi oficialmente iniciado, os apoiadores receberam ao todo cerca de 11 contos e 2 livros, que são enviados a cada seis meses, sendo que um deles, o Abril Encantado de Elizabeth Von Arnim, ganhará edição física que poderá ser adquirida com 15% de desconto pelos assinantes da Sociedade.
Os contos são divididos em três categorias principais: Contos Maravilhosos, focados no gênero de fantasia; Contos do Assombro, voltado para o gênero de suspense, mistério e terror e Contos do Mundo, histórias célebres de gêneros diferentes. Algo que merece destaque especial são as múltiplas etnias desses escritores; até agora pudemos conhecer obras de várias nacionalidades: italiana, inglesa, norte-americana e até árabe.
Além de conhecermos escritores diferentes, temos acesso a contos de autores famosos por seus romances de ficção como Arthur Conan Doyle, escritor de Sherlock Holmes e H.G.Wells, escritor de A Máquina do Tempo. Entre os contos mais emblemáticos, ressalto A Porta no Muro (Wells), O Capote (Nikolai Gógol), Os 47 Rônins (Barão Algernon Bertram Freeman-Mitford) sobre a famosa lenda japonesa e O Resgate do Cacique Vermelho (O. Henry), história essa que inspirou o filme Esqueceram de Mim (1990), estrelado por Macaulay Culkin.



Bons leitores certamente encontrarão muitas histórias para se deleitar e desbravarão obras e autores antes enterrados num baú. A leitura rápida também pode incentivar àqueles que desejam criar o hábito de ler.
Mas, afinal, como faz para participar?
É super simples; acessando a plataforma do Catarse, você pode assinar e selecionar a opção para renovar a assinatura automaticamente todo mês, tal qual um serviço de streaming. Quando o pagamento for confirmado, você automaticamente recebe em seu e-mail o conto referente ao mês da assinatura e assim por diante. Há outros benefícios como clube de leitura, grupo de debate e descontos especiais para os membros.
A editora Wish também disponibilizou um guia completo de como baixar o seu conto diretamente no Kindle. No entanto, todos os contos são de fácil leitura em qualquer aparelho. No celular, por exemplo, as letras grandes e a divisão da história em até 2 parágrafos compactos, tornam a leitura bem confortável e dinâmica.
Em um cenário de pandemia, crise econômica e expansão do ambiente digital, cada vez mais presente em nossas rotinas, é inegável que a ideia da Wish vem como uma alternativa inteligente no setor literário brasileiro, uma ação contemplativa e acessível para todos, coisa que só poderia ter saído de mentes que colocam a cultura acima de tudo e que fazem parte do seleto grupo de pessoas que pensam nas soluções.
Contribua para o site se manter, ao comprar livros, sem custo adicional:
“Contos de Fadas”: https://amzn.to/37ufAgW
Que interessante, eu não sabia que essa sociedade existia