Jornada de Estudos Medievais na Unirio abre espaço para Tolkien

Por Cristina Casagrande

Nos dias 25 e 26 de abril, ocorreu na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), a X Jornada de Estudos Medievais, organizada pelo departamento de História da universidade. A iniciativa contou com o apoio da Toca-RJ (smial da The Tolkien Society no Rio de Janeiro) e da editora HarperCollins Brasil.

 

Os anfritões da casa, Profa. Dra. Miriam Cabral Coser, o Prof. Dr. Paulo André Leria Parente e Prof. Dr. Ricardo Pereira Cabral deram início à jornada, apresentando o estudante de música Henrique Meirelles, que maravilhou a todos com as notas de sua viola de roda, instrumento típico da medievalidade.

 

rique-meirelles.jpeg
Rique Meirelles toca viola de roda.

 

A conferência de abertura ficou a cargo do Prof. Dr. Diego Klautau, que mostrou, em uma abordagem fenomenológica, o vasto diálogo que a literatura tolkieniana apresenta com outras obras: especialmente as mitologias celtas e nórdicas, a filosofia dos gregos e a literatura e teologia dos cristãos.  O professor finalizou com um estudo de caso com o texto Ainulindalë, a canção dos ainur, mostrando que a cosmovisão de Tolkien se encaixa no cristianismo tradicional — mas não de forma alegórica — e, sem transgredi-lo, estabelece um diálogo com as demais tradições orais pagãs.

Na sequência, estava previsto para o público contar com uma gravação de Martha Bastos Marcondes, da Toca-BA, estudante de arquitetura e urbanismos na Universidade de Salvador sobre as características arquitetônicas na obra de J.R.R. Tolkien, mas, por questões técnicas, a fala dela não pôde ser apresentada.

À tarde, o público contou com uma mesa redonda com os alunos de graduação:

Fernando Sperle Musso Santos, graduando em História, que trouxe uma interessante abordagem sobre o conceito de guerra justa no legendário tolkieniano;

Victoria Barros, graduanda em Letras, que a todos encantou com a sua análise jungiana da jornada do herói, tomando como base Frodo/herói e Faramir/sombra;

Caio Rodrigues Schechener, mestrando de História Medieval, demonstrando sua erudição sobre os estudos da figura do cavaleiro e sua relação com as obras de Tolkien;

Jorge Henrique Oliveira Lima, também mestrando em História Medieval, trazendo uma abordagem teológica sobre a noção de pecado dentro da obra do autor, especialmente tendo em vista o sacramento de confissão pós Concílio de Latrão.

No encerramento do primeiro dia, o Prof. Sandro Teixeria Moita, fez uma instigante abordagem sobre a experiência de Tolkien na guerra, trazendo dados do Imperial War Museum, nos possibilitando imergir no terrível universo da guerra em que Tolkien viveu.

 

No dia seguinte, 26 de abril, houve uma alteração no cronograma da Jornada, e quem iniciou a conferência fui eu, Cristina Casagrande, doutoranda em Letras. A abordagem foi literária sobre o conceito de eucatástrofe — neologismo criado pelo autor, que se opõe à catástrofe trágica — presente no ensaio On Fairy-stories, buscando uma análise que permeia a filosofia antiga e a teologia medieval em diálogo com os dias de hoje.

Na sequência, o Prof. Dr. Erick Carvalho de Mello trouxe uma rica abordagem sobre a importância da Memória na formação do imaginário advindos das obras de J.R.R. Tolkien. O conferencista reforçou a questão da identidade do autor, como um inglês, que, dentre outros desejos, tinha o intuito de criar um universo mitológico para a Inglaterra, com base em seu legendário.

 

Na parte da tarde, a mesa redonda contou com:

 

Mariana Cecy, graduanda em Filosofia e Psicologia, que trouxe uma abordagem lúcida sobre o existencial em Bilbo, com base na experiência do personagem e os conceitos teóricos do pensador de Martin Heidegger;

Raphaella Ananda Sâmsara Maia Augusto de Souza Faria, graduanda em História, fez uma interessante abordagem sobre os misteriosos ambientes dos bosques e das florestas no legendarium;

Yasmin Bermudo Lyra, graduanda em História, que, com apenas três meses de contato com as obras de J.R.R. Tolkien, deu uma valorosa contribuição sobre a relação análoga dos valar em Valaquenta e dos anjos cristãos;

André Luís Fernandes Garcia, graduando em História, trouxe uma correlação entre os haradrim e os povos orientais do Mundo Primário, com base especialmente nos pensamentos de Edward Said e o orientalismo.

 

No encerramento, o Prof. Dr. Ricardo Cabral, a Profa. Dra. Miriam Coser e o Prof. Dr. Paulo Parente deram a voz ao conferencista final, Reinaldo José Lopes, jornalista de ciências e tradutor de importantes obras de J.R.R. Tolkien para a HarperCollins Brasil, como O Hobbit e O Silmarillion.

A palestra de Reinaldo José Lopes ressaltou a importância de Tolkien como um filólogo e a palavra como um elemento crucial para a sua construção narrativa e a invenção da tradição naquele universo literário. Colocando-se como um tradutor de sua obra, tal qual Cervantes e Ecco, o autor de O Senhor dos Anéis teria feito um exercício que o próprio Reinaldo cunhou de autorrefração.

O evento trouxe a todos gratas surpresas, revelando tolkienistas tímidos que não tinham a coragem — ou a oportunidade — de mostrar sua paixão pelas obras do Professor Tolkien e inspirando a todos com a grandiosidade da obra do autor, ávida por infinitas descobertas dentro e fora do âmbito acadêmico no Brasil e no mundo.

 

Unirio todos
Jornada X de Estudos Medievais na Unirio

 


Foto Cris

Cristina Casagrande é jornalista e pesquisadora em literatura tolkieniana. Ainda espera passar uma tarde no Salão de Fogo e encontrar trechos esquecidos do Livro Vermelho do Marco Ocidental.

2 thoughts on “Jornada de Estudos Medievais na Unirio abre espaço para Tolkien

  1. Foram ótimos os eventos, melhor ainda por terem sido gravados, para que quem não compareceu assista em outro momento.

    Só queria comentar que o vídeo da Martha Bastos sobre a arquitetura foi passado sim, no primeiro dia, por volta de umas 13hrs, algumas pessoas estavam no almoço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s