Mackenzie realiza curso sobre “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien

Com iniciativa da Liga Acadêmica de Letras, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) reunirá professores, estudiosos, estudantes e admiradores da obra de J.R.R. Tolkien uma vez por mês, durante quatro meses, para debater a primeira obra literária publicada pelo autor inglês. Por meio de um ponto de vista teórico e acadêmico, o projeto reflete sobre a jornada de Bilbo Bolseiro, protagonista da história, desde seu impacto na literatura até tornar-se colosso cinematográfico.

A execução dos eventos contará com temáticas específicas para cada encontro, de modo que sejam apresentadas por profissionais especializados em cada uma. Na conferência do dia 11 de setembro, será tratada a influência da publicação de O Hobbit no gênero fantástico; em 9 de outubro, a filosofia presente no texto; em 13 de novembro, serão abordadas as adaptações nascidas da obra e, por fim, em 11 de dezembro, o curso terá seu encerramento ao apresentar a recepção crítica do exemplar e como começou a trajetória que levaria para O Senhor dos Anéis. Todas as reuniões começarão às 11h15, no prédio RW do Mackenzie, e terminarão às 12h15.

A semente do projeto surgiu das três Jornadas de Estudos Tolkenianos, iniciadas em 2017, cujas edições e palestras lotaram os auditórios da Universidade com pessoas tanto oriundas de dentro, quanto de fora do campus. A última conferência ocorreu ainda em 2019, perpetuando-se em mais um grande sucesso acadêmico ao tratar de Tolkien e a representação feminina em suas obras e em sua vida.

O curso teve inscrições previamente realizadas e esgotadas em menos de uma semana. Haverá emissão de certificados.

Foram abertas 20 vagas remanescentes, os interessados devem preencher o cadastro pelo link: https://bit.ly/2NKo5eV

Curso extracurricular sobre “O Hobbit” (Mackenzie/SP)

Programação:

11/9 — Abertura: 11h15
Tema: “Em um buraco no chão, surge uma obra” – “O fantástico e o impacto da publicação de ‘O Hobbit’ no gênero.”

Ana Lúcia Trevisan – Doutora em Letras (USP) Estudiosa de literatura fantástica.
Fernanda Correia – Mestre em Letras (UPM) Estudiosa de Tolkien.
“Como a publicação da primeira obra literária de Tolkien impactou o gênero literário do fantástico.”

9/10 — Abertura: 11h15
Tema: “Mais do que os olhos enxergam” – “A filosofia no texto de O Hobbit.”
Cristina Casagrande – Mestre em Letras (USP) Autora de “A amizade em O Senhor dos Anéis”
“Além do texto literário: as teias que tecem a estória de ‘O Hobbit’.”

13/11 — Abertura: 11h15
Tema: “Além dos montes em nevoeiro” – “As adaptações de ‘O Hobbit’.”
Fernanda Correia – Mestre em Letras (UPM) Estudiosa de Tolkien.
“Além do livro, ‘O Hobbit’ foi adaptado para filmes e quadrinhos. Uma discussão a respeito de literatura e adaptação.”

11/12 — Abertura: 11h15
Tema: “Lá e de volta outra vez” – “A recepção crítica de ‘O Hobbit’ e o caminho para ‘O Senhor dos Anéis’.”
Guilherme Mazzafera – Mestre em Letras (USP) Revisor: Editora HarperCollins
“O panorama do recebimento da crítica à época do lançamento e a crítica atual sobre a luz das adaptações cinematográficas e das novas traduções.”

Organização: Liga Acadêmica de Letras, CCL

Realização: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Apoio: CCL

Onde: Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Endereço: Rua Piauí, 143 (ao lado do metrô Higienópolis-Mackenzie), São Paulo.

Quando: 11 de setembro, 9 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro.

Horário: das 11h15 às 12h15.

Sobre os palestrantes:

Prof. Dra. Ana Lúcia Trevisan possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Literatura Espanhola e Hispano-Americana. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve pesquisa na área dos estudos literários com ênfase na Literatura Brasileira e Hispano-americana, principalmente nos temas relacionados à literatura latino-americana contemporânea, às relações dialógicas entre discurso histórico e literário e aos limites da narrativa fantástica.

Fernanda Correia é Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com a dissertação “O Primeiro Senhor dos Escuro: Melkor e as tradições mitológicas em O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien”. Formada em jornalismo, atuou na área cobrindo o mercado editorial. Atualmente cursa graduação em Linguística na Universidade de São Paulo.

Cristina Casagrande é autora do livro A Amizade em “O Senhor dos Anéis” (Martin Claret) e presta serviços editoriais para a HarperCollins Brasil nas publicações de J.R.R. Tolkien no país. Atualmente é doutoranda em literatura comparada, sobre Tolkien e filosofia. Pesquisa fantasia, mito e contos de fadas na universidade, onde organizou a exposição “De Volta Outra Vez – 80 anos de O Hobbit” (2017), e o curso “A subcriação de mundos – estudos sobre a literatura de J.R.R. Tolkien” (2018).


Guilherme Mazzafera é bacharel em Letras (Português/Inglês) pela FFLCH-USP e Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição, com dissertação sobre a obra de João Guimarães Rosa. Doutorando em Literatura Brasileira na FFLCH-USP, dedica-se a pesquisar a ensaística literária de Otto Maria Carpeaux. Atua como professor de literatura, revisor de livros, colunista do blog Letras in.verso e re.verso e colaborador da HarperCollins Brasil no projeto de publicação das obras de J.R.R. Tolkien. Ministrou recentemente os cursos “Literatura, imaginação subversão: Tolkien, Saramago, quadrinhos e podcasts” e “Guimarães Rosa: Narrar é resistir”.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s