Todo 3 de janeiro, às 9h da noite, muitos erguem suas taças para brindar “ao Professor!”, celebrando o aniversário de Tolkien, que hoje estaria completando 128 anos.
Mas não há dúvidas de que, um pouco como Gardel, Tolkien não só está vivo como também está escrevendo cada dia melhor, e daqui a dois anos ele alcança o velho Gerontius Took!

Reproduzido de McIlwaine, Catherine. 2018. Tolkien: Maker of Middle-earth
(Oxford: Bodleian Library), p. 279.
Foi num 3 de janeiro também que, à meia-noite, Tolkien escreveu uma carta para Edith pedindo-lhe para reatar o relacionamento. E, no mesmo dia e mês de 1964, no melhor espírito hobbit (“No nosso aniversário, quem ganha o presente é você!”), Tolkien deu a seu neto Michael George um cheque para que ele comprasse um violoncelo. Como não amá-lo?
Então, nossos parabéns ao Professor em seu centésimo vigésimo oitavo ano de vida. Ele seguirá vivendo.
Hoje, em São Paulo, às 16h, o site Tolkienista, a Imladris Toca São Paulo e o grupo Povos Livres de Arda estarão no Bob’s da Avenida Paulista celebrando o Tolkien Toast. O link para o evento é este aqui. Estão todos convidados para brindar ao Professor!
Esta foto do casal Tolkien não se vê comumente. Qual é a fonte?
Um grande abraço a vocês, e parabéns pelo trabalho sempre excelente.
Olá, mestre!
Obrigada pela pergunta é pelo incentivo! A fonte é o livro “Tolkien: Maker of Middle-earth” da Catherine McIlwaine, aquele da exposição, já incluímos na legenda! 😉
Parabéns pelo trabalho! Onde eu posso saber mais detalhes sobre a família de Tolkien? Eu li as Biografias Michael White e a de Humphrey Carpenter.