Anuário 2020, Tolkien no Brasil

Já havíamos feito uma chamada para o anuário no início do ano, antes que tudo degringolasse. Agora que 2020 está acabando, talvez fosse melhor desistir daquela ideia e fingir que este ano nunca aconteceu. Mas a verdade é que muita coisa aconteceu, não somente coisas ruins, mas também em relação a Tolkien.

Como reunimos em nosso anuário grande parte — talvez quase a totalidade — do que aconteceu no Brasil em matéria tolkieniana em 2019, não fazer um anuário novinho em folha este ano seria um desserviço a todos nós que nos esquivamos das tamancadas de 2020 e conseguimos contribuir para a literatura de Tolkien no país.

As categorias contempladas no Anuário 2020 são mais numerosas do que em 2019, e a principal mudança é que decidimos incluir também textos e vídeos veiculados na internet. Com mais categorias, surge uma dificuldade evidente: é impossível, para nós, rastrear TUDO o que aconteceu, em especial na internet, onde testemunhamos o surgimento de diversas Tocas, páginas e perfis; a multiplicação de lives e de vídeos e o crescimento da produção textual. Tendo essa dificuldade em vista, e como grande parte de 2020 aconteceu online, decidimos que só incluiríamos no anuário aquilo que nos for enviado por e-mail.

As categorias são as seguintes:

  • Ilustrações;
  • Livros;
  • Textos acadêmicos e não acadêmicos;
  • Vídeos de Youtube, IGTV e sites;
  • Eventos acadêmicos ou não;
  • Pesquisas em andamento ou concluídas em 2020;
  • Sites, canais, páginas, perfis e podcasts.

Os detalhes do que precisamos para inclusão estão no documento anexo, que você pode baixar no link abaixo. Nossa intenção é fazer o anuário tão completo quanto possível, mas, para isso, sua ajuda é fundamental.

Envie as informações para o e-mail atolkienista@gmail.com. Receberemos o material até 5 de dezembro de 2020.


One thought on “Anuário 2020, Tolkien no Brasil

  1. Acho acertadíssima a iniciativa de incluir textos e produtos produzidos online neste ano em especifico. De fato, tristemente 2020 passará sem os encontros presenciais das Tocas, os lançamentos de livros, a planejada Tolkien Fest… mas o contexto colocado fez com que as lives, os textos online e o encontros no Discord fossem o palco das conversas e discussões do ano. Nada mais justo que um anuário de um ano tão atípico, reflita isso em suas categorias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s