Já havíamos feito uma chamada para o anuário no início do ano, antes que tudo degringolasse. Agora que 2020 está acabando, talvez fosse melhor desistir daquela ideia e fingir que este ano nunca aconteceu. Mas a verdade é que muita coisa aconteceu, não somente coisas ruins, mas também em relação a Tolkien.

Como reunimos em nosso anuário grande parte — talvez quase a totalidade — do que aconteceu no Brasil em matéria tolkieniana em 2019, não fazer um anuário novinho em folha este ano seria um desserviço a todos nós que nos esquivamos das tamancadas de 2020 e conseguimos contribuir para a literatura de Tolkien no país.
As categorias contempladas no Anuário 2020 são mais numerosas do que em 2019, e a principal mudança é que decidimos incluir também textos e vídeos veiculados na internet. Com mais categorias, surge uma dificuldade evidente: é impossível, para nós, rastrear TUDO o que aconteceu, em especial na internet, onde testemunhamos o surgimento de diversas Tocas, páginas e perfis; a multiplicação de lives e de vídeos e o crescimento da produção textual. Tendo essa dificuldade em vista, e como grande parte de 2020 aconteceu online, decidimos que só incluiríamos no anuário aquilo que nos for enviado por e-mail.
As categorias são as seguintes:
- Ilustrações;
- Livros;
- Textos acadêmicos e não acadêmicos;
- Vídeos de Youtube, IGTV e sites;
- Eventos acadêmicos ou não;
- Pesquisas em andamento ou concluídas em 2020;
- Sites, canais, páginas, perfis e podcasts.
Os detalhes do que precisamos para inclusão estão no documento anexo, que você pode baixar no link abaixo. Nossa intenção é fazer o anuário tão completo quanto possível, mas, para isso, sua ajuda é fundamental.
Envie as informações para o e-mail atolkienista@gmail.com. Receberemos o material até 5 de dezembro de 2020.
Acho acertadíssima a iniciativa de incluir textos e produtos produzidos online neste ano em especifico. De fato, tristemente 2020 passará sem os encontros presenciais das Tocas, os lançamentos de livros, a planejada Tolkien Fest… mas o contexto colocado fez com que as lives, os textos online e o encontros no Discord fossem o palco das conversas e discussões do ano. Nada mais justo que um anuário de um ano tão atípico, reflita isso em suas categorias.