Novo curso sobre J.R.R. Tolkien na USP homenageia Christopher

Depois do curso A Subcriação de Mundos — Estudos sobre a Literatura de J.R.R. Tolkien, oferecido pelo Grupo de Pesquisas Produções Literárias e Culturais, junto ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa/FFLCH, será oferecido um novo curso: As obras póstumas de J.R.R. Tolkien: uma homenagem a Christopher. O intuito é, portanto, proporcionar aulas que abordem as obras de J.R.R. Tolkien publicadas postumamente, com a edição de seu filho Christopher Tolkien, que faleceu em janeiro deste ano, aos 95 anos.

O curso visa discutir noções de construção biográfica, autoria e coautoria, ao examinar as estratégias filológicas usadas por Christopher Tolkien para organizar e apresentar o material de seu pai, chamando a atenção para a figura do editor. Além disso, deverá explorar a composição e recepção de alguns dos textos póstumos mais importantes, como O Silmarillion, Beren e Lúthien e a série The History of Middle-earth, esta última ainda sem tradução para o português.

Imagem: Vinicius Veneziani. Design: Eduardo Boheme

As aulas abordarão temas como as estratégias empregadas por Christopher Tolkien para editar o material de seu pai; a formação e composição narrativa dos três Grandes Contos do Quenta Silmarillion; a história da produção de O Silmarillion, desde as primeiras versões até a sua publicação em 1977; a recepção crítica de O Silmarillion e Contos Inacabados, a interferência do editor no que diz respeito à autoria, os caminhos e descaminhos em vista da nova série da Amazon Prime; e, por fim, a participação de Christopher Tolkien na seleção e edição de As Cartas de J.R.R. Tolkien.

O curso conta com a coordenação da líder do Grupo de Pesquisas Produções Literárias e Culturais (GPPLC-CNPq), Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha, e com a organização do Prof. Dr. Diego Klautau, da Profa. Ma. Cristina Casagrande e do Prof. Me. Eduardo Boheme.

As obras póstumas de J.R.R. Tolkien: uma homenagem a Christopher é um curso oferecido pelo Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) e conta com o apoio do Celp-USP e da editora HarperCollins Brasil.

Ele será ministrado online pela plataforma GoogleMeet. Após o término do curso, as aulas serão disponibilizadas na playlist do canal da FFLCH no YouTube. Apenas os alunos matriculados receberão certificado.


Coordenação: Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha.

Organização: Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann (USP), Diego Genu Klautau (FEI-SP), Eduardo Boheme Kumamoto (USP).

Arte: Eduardo Boheme.

Público-alvo: Estudantes e profissionais de letras, comunicação e ciências humanas. Não há necessidade de ter graduação.

Matrículas: de 16/11/2020 (09:00) a 18/11/2020 (23:59), ou até acabarem as vagas: http://sce.fflch.usp.br/node/3910

Número de vagas: 50 alunos.

Valor: Curso gratuito. Certificado para 75% de presença.

Datas (23 a 27 de novembro, sempre das 15h00 às 16h30):

• 23/11/2020 — “O Filólogo e seu menino: Christopher Tolkien, coautor da Terra-média”, com Eduardo Boheme.

• 24/11/2020 — “Os Grandes Contos das Silmarils: batalhas, tragédia e eucatástrofe”, com Cristina Casagrande.

• 25/11/2020 — O Silmarillion, a obra de muitas vidas”, com Fernanda Correia.

• 26/11/2020 — O Silmarillion e Contos Inacabados: autoria, recepção crítica e universo expandido”, com Guilherme Mazzafera.

• 27/11/2020 — “A imagem do pai: a construção da figura pública de J.R.R. Tolkien como monumento”, com Diego Klautau.


Realização


Apoio


Sobre J. R. R. Tolkien

O inglês John Ronald Reuel Tolkien (1892–1973), lutou na Batalha do Somme, na Primeira Guerra Mundial, e trabalhou como filólogo e professor universitário na Universidade de Oxford, Inglaterra. Casou-se com Edith Bratt, em 1913, com quem teve quatro filhos.

J.R.R. Tolkien é autor das obras de fantasia O Hobbit e O Senhor dos Anéis e de outras como O Silmarillion e Contos Inacabados, editadas pelo seu filho Christopher Tolkien.

Sobre o Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ – FFFLCH/USP)

O Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ–FFFLCH/USP), coordenado pela Professora Dra. Maria Zilda da Cunha, homologado e certificado pelo CNPq, conta com mais de 30 pesquisadores doutores, jornalistas, editores, roteiristas, professores e técnicos de educação e de arte e tecnologia. Esse grupo investiga, de uma perspectiva interdisciplinar, produções literárias para crianças e jovens e seus diálogos intertextuais, considerando a relação que estabelecem com a cultura, com a história e a interação social.

Sobre coordenação e docentes

Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha é professora doutora na Universidade de São Paulo; pós-doutora em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal (2018) e pós-doutora em Ciências, Educação e Humanidades pela UER (2016); doutora em Letras, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa — pela Universidade de São Paulo (2002); mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Sra. do Patrocínio (1977), em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1973), em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), com pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapiense (1989), especialização em Psicomotricidade pelo Instituto GAE (1991). Coordenadora da área de Literatura Infantil e Juvenil FFLCH/USP. Líder do grupo de Pesquisa: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ/CNPQ), vinculado à USP. Conselheira editorial das seguintes revistas: Revista Crioula, Revista Via Atlântica, Revista de estudos de linguística e literatura: tópicos de linguagem; Revista Literartes. Tem experiência nas áreas semiótica e ciências cognitivas, com ênfase nos estudos de processos de aquisição da linguagem pela criança; produção destacada nos estudos comparados de Literatura e outras artes e literatura e novas tecnologias. Desenvolve junto à pró-reitoria de pesquisa e extensão, como ​coordenadora responsável, o projeto de extensão universitária “Diálogos Híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação”. Desenvolve junto a alunos de graduação e comunidades escolares o projeto Criança e Linguagem: a leitura em intertextos de autoria e recepção”. Professora do Mestrado profissional — Profletras; Pesquisadora CNPq.

Profa. Ma. Cristina Casagrande é autora do livro A Amizade em ‘O Senhor dos Anéis’ (Martin Claret, 2019), fruto de seu mestrado defendido em 2017, e presta serviços editoriais para a HarperCollins Brasil nas publicações de J.R.R. Tolkien. Atualmente, é doutoranda em literatura comparada, sobre Tolkien e filosofia e administra o site tolkienista.com. Pesquisa fantasia, mito e contos de fadas na universidade, onde organizou a exposição “De Volta Outra Vez — 80 anos de O Hobbit” (2017), e o curso “A subcriação de mundos – estudos sobre a literatura de J.R.R. Tolkien” (2018), além do e-book de mesmo título em 2019. Organiza o Grupo de Estudos Mitopoéticos, um subgrupo do PLCCJ, com direção da Prof.a Dra. Maria Zilda da Cunha.

Prof. Dr. Diego Klautau é bacharel em História, Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP, com a dissertação “O Bem e o Mal na Terra-média: A filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis”, e Doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP com a tese “Paideia Mitopoética: A educação em Tolkien”. Professor de filosofia, ensino religioso e história, é leitor de Tolkien há mais de vinte anos e pesquisador das interfaces entre literatura, história, filosofia e teologia.

Prof. Me. Eduardo Boheme é graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e Mestre em Tradução Literária pelo Trinity College da Universidade de Dublin, com a dissertação “Poetry and Calligraphy: Brazilian translations of J.R.R. Tolkien’s legendarium”. Em 2013, participou da Tolkien Spring School na Universidade de Oxford e, entre 2016 e 2018, foi parecerista do periódico anual da Tolkien Society.

Profa. Ma. Fernanda Correia é doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde defendeu a dissertação “O Primeiro Senhor dos Escuro: Melkor e as tradições mitológicas em O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien” em 2018. É organizadora das Jornadas de Estudos Tolkienianos desde 2018 e do curso “O Hobbit — partindo para uma aventura” (2019), ambos no Mackenzie-SP.

Prof. Me. Guilherme Mazzafera é bacharel em Letras pela FFLCH-USP e Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição, com dissertação sobre a obra de João Guimarães Rosa. Doutorando em Literatura Brasileira na FFLCH-USP, dedica-se a pesquisar a ensaística literária de Otto Maria Carpeaux. Atua como professor de literatura, revisor de livros, colunista do blog Letras in.verso e re.verso, e tradutor e revisor da HarperCollins Brasil no projeto de publicação das obras de J.R.R. Tolkien. Organizou os cursos “J.R.R. Tolkien: de Beowulf ao Silmarillion” (2019) e “A Ficção Curta de J.R.R. Tolkien” (2019), no Espaço 8, em São Paulo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s