USP traz cursos gratuitos sobre contos de fadas e J.R.R. Tolkien

Por Cristina Casagrande

As férias de inverno começam quentes para os amantes da Terra-média. Especialistas do Departamento de História da FFLCH-USP oferecerão um curso de difusão O Doador dos Anéis: Tolkien e a Inglaterra Anglo-saxônica. Serão três encontros de quatro horas nos dias 22, 23 e 26 de julho, todos das 14h às 18h.

O objetivo do curso é compreender a noção de fantasia de J.R.R. Tolkien e como O Hobbit e O Senhor dos Anéis foram baseados na Inglaterra Anglo-Saxônica. Os ministrantes são Gesner Las Casas Brito Filho, que possui doutorado em História da Arte, pela Universidade de Leeds (UK), e Muriel Araújo Lima Garcia, doutoranda em História pela FFLCH-USP, com mestrado em estudos das imagens dos bestiários medievais. O curso é coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira, de História Medieval da USP.

Confira o programa aqui. O curso é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições abrem no dia 11 de julho, às 9h, e devem ser feitas por este link.

De Perrault a Tolkien.jpeg

E para os que têm o desejo de ampliar os estudos sobre os contos de fadas, em uma perspectiva literária, o programa de Estudos Comparados da Faculdade de Letras (FFLCH-USP) oferecerá o curso Contos de Fadas: de Perrault a Tolkien. Os encontros ocorrerão aos sábados das 10h ao 12h, de 24 de agosto a 27 de setembro. A coordenação  fica a cargo da Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha, de Literatura Infantil e Juvenil da USP, e da Profa. Dra. Ligia Regina Máximo Cavalari Menna, pós-doutoranda da FFLCH-USP.

O time de docentes contará com a Profa. Dra. Ligia Regina Máximo Cavalari Menna, que falará sobre as “Narrativas da tradição oral, conceitos e especificidades” e “Hans Christian Andersen e suas reminiscências na atualidade”; o Prof. Me. Paulo César Ribeiro Filho, com a aula “Charles Perrault e suas contemporâneas”; a Profa. Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio, com “Irmãos Grimm: imaginário romântico e suas traduções intersemióticas”; a Profa. Ma. Regina Célia Ruiz , com “Contos de Fadas entre telas: ilustrações”; e a Profa. Ma. Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann, com a aula “As estórias de fadas de J.R.R. Tolkien”.

Confira o programa aqui. O curso também é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições abrem no dia 26 de julho, às 9h, e devem ser feitas por este link.


Foto Cris
Cristina Casagrande é jornalista e pesquisadora em literatura tolkieniana. Ainda espera passar uma tarde no Salão de Fogo e encontrar trechos esquecidos do Livro Vermelho do Marco Ocidental.

One thought on “USP traz cursos gratuitos sobre contos de fadas e J.R.R. Tolkien

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s