Além da Terra-média: novo curso sobre J.R.R. Tolkien em São Paulo

A partir de 5 de outubro, durante cinco sábados, o Espaço 8 Arte e Cultura receberá mais um curso sobre J.R.R. Tolkien, dando continuidade aos estudos tolkienianos na casa. Intitulado A Ficção Curta de J.R.R. Tolkien, desta vez, o foco estará nos livros menores do escritor inglês e seguirá a ordem cronológica de publicação das histórias a serem abordadas.

O período abrangido pelo curso vai de 1945, quando o conto Folha de Cisco apareceu pela primeira vez, até 1998, com a publicação póstuma de Roverandom. Nesses mais de cinquenta anos, os leitores de Tolkien viram florescer as histórias da Terra-média mas, paralelamente, outros livros não ambientados naquele mundo foram trazidos ao público. Estamos falando não só dos já mencionados Folha de Cisco e Roverandom, mas também de Mestre Gil de Ham, Ferreiro de Bosque Grande, Mr. Bliss e Cartas do Papai Noel. Inevitavelmente, contudo, também esses livros menores guardam fragmentos do grande projeto mitopoético tolkieniano, e acabaram sendo cooptados para a árvore de estórias do escritor inglês.

Enxergar cada uma dessas obras em sua singularidade e também como parte de algo maior é o propósito do novo curso no Espaço 8. Diego Klautau dará a aula inicial, falando de Folha de Cisco e Sobre Estórias de Fadas, ensaio incontornável para todos os que estudam Tolkien. Na segunda aula, com Guilherme Mazzafera, o livro-protagonista será Mestre Gil de Ham, uma história bem-humorada que nos leva a uma viagem filológica impressionante. O terceiro encontro, com Eduardo Boheme, será sobre o último livro que Tolkien publicou em vida, o misterioso Ferreiro de Bosque Grande. Cristina Casagrande falará na quarta aula sobre dois livros póstumos: Mr. Bliss e Cartas do Papai Noel, ambos inseparáveis de sua encarnação manuscrita e ilustrada. Fernanda Correia encerrará o ciclo de aulas com Roverandom, um livro póstumo de origem curiosa que conta a odisseia de um cachorrinho para voltar à sua forma original e à sua dona.

Tolkien vive um momento especial no país. Apesar de seus livros já circularem há décadas, as novas propostas de tradução da HarperCollins Brasil renovaram o fôlego e ajudaram a estabelecer um espaço para Tolkien dentro do debate acadêmico brasileiro. É nesse contexto que chega o curso A Ficção Curta de J.R.R. Tolkien, um ponto de partida para quem ainda não leu esses livros — inclusive os pequenos leitores em formação, bem como seus pais e educadores —, e um checkpoint para aqueles que já leram, além de uma preparação para as novas traduções que estão a caminho. Apesar da verve acadêmica, não há qualquer restrição de público: é uma oportunidade para todo mundo aprender, discutir e se divertir.

Quando? Em outubro (dias 5, 19 e 26) e novembro (dias 9 e 23), sempre aos sábados.
A que horas? Das 10 ao meio-dia.
Onde? No Espaço 8 Arte e Cultura. Rua Juquis, 287, em Moema, São Paulo, próximo à estação de metrô Eucaliptos da linha Lilás.
Por quê? Para saber mais sobre as obras de Tolkien que orbitam o legendário, travar contato com textos críticos e teóricos (particularmente útil para quem estuda ou pretende estudar Tolkien em nível universitário), preparar jovens leitores na sala de aula e despertar interesse em novas traduções que estão a caminho.
Quanto? O investimento é de R$280, parcelável em até 12x de R$28,11. Alunos e ex-alunos do Espaço 8 ganham 20% de desconto na inscrição. Haverá emissão de certificados.
Como? A inscrição é feita por meio deste link aqui.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s