“Folhas da Árvore”: e-book traz Tolkien e sua obra como objeto de estudo

“Folhas da Árvore: a Ficção de Tolkien” acaba de ser lançado pela Dialogarts/UERJ, com organização dos professores doutores Cido Rossi (Unesp) e Stéfano Stainle (Unesp).

O e-book é totalmente gratuito e conta com 11 artigos, entre autores acadêmicos e não acadêmicos.

Recebe destaque o artigo de abertura, assinado pelos organizadores, Rossi e Stainle, intitulado “Os Estudos de Tolkien no Brasil: Uma Introdução”. O e-book conta também com o texto “Tolkien e a Tradição Literária” da professora doutora Karin Volobuef (Unesp), e uma tradução, por Cido Rossi, do ensaio “O Impulso Utópico no Legendarium de Tolkien”, do professor doutor Toby Widdicombe da Unviversidade da Califórnia.

Você pode baixar o e-book completo aqui.


Descrição do livro:

A academia brasileira, por razões várias — que vão do desconhecimento ao preconceito —, se ressente de obras em formato livro que abordem o universo ficcional criado por J. R. R. Tolkien sob perspectivas teórico-críticas; obras que traduzam e clarifiquem, para esse público, em linguagem analítica, as qualidades estéticas, as possibilidades interpretativas, os aspectos filosófico-teológicos e os elementos sócio-histórico-culturais que tornam o legado tolkieniano uma das manifestações mais importantes da

ficção do século XX. Tendo notado esse gap, decidimos organizar um livro, feito por acadêmicos e para acadêmicos, em que convidamos um grupo de pesquisadores — que vão de nomes reconhecidos e consolidados a nomes de uma nova geração que começa a se formar —, especialistas em Tolkien ou que transitam com alguma frequência e desenvoltura pelos seus escritos, para, cada um a seu modo e sob o viés teórico-crítico com o qual trabalham ou que preferem, escrever um texto, em formato de capítulo de livro, no qual seja desenvolvida uma análise acadêmica de um elemento/aspecto qualquer, à escolha do pesquisador, do universo ficcional concebido por Tolkien, podendo a análise focar-se em uma abordagem macro — o mítico, o cosmogônico, o religioso, o composicional, a estrutura narrativa, a tradução, o cânone artístico-literário etc. — ou em uma abordagem micro — obras, personagens e cenas específicas; topocronias e cronotopias particulares; símbolos; arquétipos; Tolkien como crítico e teórico da literatura,

tradutor, linguista etc. O resultado de tal proposta é o livro Folhas da Árvore: a ficção de Tolkien, que o leitor tem agora em mãos.


Lista de autores: Cido Rossi; Daniela Sasso Ungefehr; Karin Volobuef; Lianelle Ayve Garcia Nicholson; Lucas Bianconi Duarte Novais; Mirane Campos Marques; Samuel Renato Siqueira Sant’Ana; Sérgio Ramos; Sérgio Ricardo Perassoli Júnior; Stéfano Stainle; Toby Widdicombe.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s