Biblioteca da Universidade de Marquette prepara navegação digital de manuscritos de J.R.R. Tolkien

Cristina Casagrande

Em 1957, a Universidade de Marquette (Milwaukee, EUA) comprou os direitos de diversos manuscritos da obra de J.R.R. Tolkien, e hoje a biblioteca da universidade detém, provavelmente, o maior acervo da obra do autor no mundo, dentre livros, periódicos, manuscritos originais e rascunhos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Agora a Biblioteca da Universidade de Marquette está em fase de implementação do sistema Anduin, que pretende digitalizar todos os manuscritos referentes a O Senhor dos Anéis.

Os arquivos digitalizados ficarão disponíveis para navegação aos pesquisadores visitantes no local. O sistema recebe o nome em homenagem ao rio Anduin, o grande rio das Terras-selváticas no legendário de Tolkien. Os manuscritos já foram digitalizados, e a universidade contou com o pesquisador John D. Rateliff para colocar os capítulos em ordem. Agora o desafio é deixar esses arquivos digitalizados e organizados para navegação dos pesquisadores visitantes. O projeto tem sete fases, e, até o final do ano passado, estava ainda na segunda, para qual contou com a visita do designer de software Erik Mueller-Harder. O novo sistema promete trazer uma grande melhoria aos meios de acessos antigos à coleção de Tolkien na biblioteca da universidade.

Desde os anos 2012, o Departamento de Coleções Especiais da Biblioteca da Universidade de Marquette conduzia aproximadamente oito exibições por ano ao público geral, a fim de apresentar parte desses manuscritos do autor. Essas exibições agora estão suspensas a fim de preparar a exposição J.R.R. Tolkien: The Art of the Manuscript [J.R.R. Tolkien: a Arte dos Manuscritos], que deverá ocorrer no Haggery Museum, em parceria com a Raynor Memorial Libraries da Universidade de Marquette, no campus da própria universidade, na nossa primavera de 2022 (outono no hemisfério norte).

Confira mais aqui.


Cristina Casagrande é pesquisadora em literatura tolkieniana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s