Tolkienista abre espaço para divulgação de trabalhos acadêmicos sobre Tolkien no Brasil

Cristina Casagrande

Nos últimos três anos, o Tolkienista se propôs a publicar textos semanais — a maioria às sextas-feiras — sobre Tolkien, mito, contos de fadas, fantasia em geral e assuntos e autores correlatos. As publicações não ficaram restritas apenas a mim, mas a muito colaboradores, e aqui cabe um destaque especial ao Eduardo Boheme, que também contribui editando os textos do site (quando lhe é possível), e às queridas Lorena S. Ávila, redatora do site, e Fernanda Correia, que com frequência escreve também.

Outras pessoas passaram por aqui e espero que continuem passando, pois o Tolkienista está aberto a quem quiser publicar — não sem a necessária leitura prévia para se adequar ao perfil do site, que, apesar de bastante versátil, tem seus critérios. Esse espaço compreende notícias, artigos, resenhas, entrevistas, reportagens, ensaios, chamadas para eventos e publicações acadêmicas, downloads de publicações, textos ficcionais, relatos pessoais, dentre outras categorias.

Todavia, o principal objetivo (embora não único) do Tolkienista sempre foi promover o trabalho acadêmico sobre Tolkien e assuntos relacionados no Brasil. Depois de três anuários seguidos, sugeridos e, em maior parte, executados pelo Eduardo, percebemos que fazer um quarto anuário seria contraproducente, e as razões principais estão escritas no editorial do último anuário.

Para promovermos o nosso maior objetivo do site, resolvemos arquivar o projeto anuário e reunir forças para a promoção dos trabalhos acadêmicos sobre Tolkien no Brasil. Os textos semanais ainda pretendem se manter e toda ajuda é bem-vinda. Muitos deles podem e devem servir para a promoção desses trabalhos acadêmicos tolkienianos no Brasil.

No caso dos textos para o site, o espectro é mais abrangente: não necessariamente deve ser sobre Tolkien, mas sobre assuntos correlatos, que envolvam a mitopoéticas: mito, fantasia, contos de fadas, entre outros. Já a promoção de teses, dissertações, monografias de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso, serão sobre Tolkien por uma questão de foco.

Há ainda espaço para enviar uma versão mais enxuta de artigos acadêmicos sobre mitopoética em geral, com os links para a leitura dos originais — sendo o leque de temas é mais variado, como no caso dos textos feitos exclusivamente para o site. A ideia é promover uma troca justa: o site divulga e faz uma vitrine para o seu trabalho, e você ajuda o Tolkienista a manter-se ativo.

Para isso, fizemos uma aba nova para o site, chamada “Trabalhos Acadêmicos” (ainda em construção!), onde serão publicados apenas teses, dissertações, monografias/vídeos/podcasts/etc. de ICs e TCCs. Os artigos em versão reduzida entrarão direto para as postagens em geral, seguidas para o link original. Confira alguns exemplos aqui, aqui e aqui.

Para enviar sua tese, dissertação, TCC e/ou IC preencha este formulário: https://forms.gle/YstzMmUh3WgbdPERA. Atenção: caso você tenha mais de um trabalho (por exemplo, se fez mestrado e doutorado sobre Tolkien), preencha mais de um formulário.
Se você deseja divulgar algum artigo acadêmico, preencha este outro formulário: https://forms.gle/krFbpzN8sYKKxCrTA.

Agradecemos o interesse e estamos ansiosos para manter a lista de trabalhos acadêmicos sobre Tolkien cada vez maior.


Apoie o site Tolkienista, comprando pelos links: https://tolkienista.com/apoie-o-site-tolkienista/


Cristina Casagrande é pesquisadora em literatura tolkieniana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s