Pôsteres de Divulgação da Série “O Senhor dos Anéis: os Anéis de Poder”: o que sabemos até agora

Cristina Casagrande

No dia 3 de fevereiro, a Amazon publicou 23 pôsteres de divulgação da série sobre a Segunda Era de Arda do legendário de J.R.R. Tolkien. Sendo assim, trazemos aqui uma breve apresentação, com poucas análises do que pudemos perceber até agora.

Na página do Instagram oficial da série, vemos que, depois de divulgarem (e apagarem!) o mapa de ambientação da série, eles trataram de publicar o elenco, ao todo 39, sendo que um deles, Tom Budge, declarou em suas redes não fazer mais parte do projeto. Logo no topo do Instagram deles está a descrição: “A grand journey is defined by its travelers” (Uma grande jornada é definida por seus viajantes). Isso nos faz pensar o quanto eles estão focados nas pessoas, nas construções dos personagens e na preparação do elenco.

Tempos após a divulgação dos atores (e dos diretores, além da equipe técnica em seu canal do Youtube, que nunca mais foi alimentado), houve a divulgação da data, 2 de setembro, e com ela, um cartaz, sugerindo retratar a cidade élfica de Tirion, dada a provável a presença das Duas Árvores de Valinor ao longe.

Se, nessa imagem, as luzes das árvores recebem especial destaque, o personagem central olhando para elas também chama atenção, bem como a cidade que remete ao imaginário élfico. Tudo é muito delicado, elevado, e, apesar de ter as suas sombras, nos impele a olhar para a luz.

Já os cartazes divulgados na última quinta-feira, trazem uma estética bem diferente, remetendo à uma Arda maculada pelo Mal, e a uma realidade númenóriana já em processo de corrupção.

Todos os cartazes não apresentam o rosto dos personagens, dando um destaque para as mãos deles e os objetos que eventualmente seguram, uma clara alusão ao subtítulo da série “Os Anéis de Poder”. De acordo com o site Variety, as mãos pertencem aos atores: Cynthia Addai-Robinson, Robert Aramayo, Owain Arthur, Maxim Baldry, Nazanin Boniadi, Morfydd Clark, Ismael Cruz Córdova, Charles Edwards, Trystan Gravelle, Lenny Henry, Ema Horvath, Markella Kavenagh, Joseph Mawle, Tyroe Muhafidin, Sophia Nomvete, Lloyd Owen, Megan Richards, Dylan Smith, Charlie Vickers, Leon Wadham, Benjamin Walker, Daniel Weyman, and Sara Zwangobani.

1.

Nas redes sociais da série, cada um dos pôsteres traz um texto descritivo (feita para pessoas com deficiência visual, para ouvirem o texto em seus dispositivos móveis), que traduzimos:

“Detalhe da mão de alguém sobre um grande martelo de metal. Não vemos o rosto da pessoa, mas vemos uma barba vermelha. As mãos têm múltiplos anéis. Vemos o peito da pessoa atrás das mãos, vestido com uma armadura carmesim.”

Nas runas cirth inscritas no martelo, está escrito “Awake sleeping stone”, “Acorde, pedra adormecida”.  Acredita-se que é uma homenagem ao Durin I, pai dos Barbas-longas, chamado de Sem-Morte. A inscrição também de certa forma faz referência ao “adormecer” dos pais dos Anãos, no legendário, Durin significa “rei”, na língua dos homens do Norte, mas certamente o nome foi inspirado na Edda Poética, cujo primeiro poema, “Völuspá”, traz o nome do anão Durinn, que significa “sonolento”.

O martelo, a barba comprida, os dedos manchados de pó dourado, remetem à uma figura da nobreza anânica, possivelmente o rei Durin III, o primeiro rei nascido na Segunda Era. Ele era o terceiro rei de Khazad-dûm e estabeleceu uma amizade política com os elfos de Eregion, foi o primeiro a receber os anéis dos anãos.

Outra opção seria o anão artesão Narvi, que junto com o elfo Celebrimbor, construiu as portas de Durin em Moria com aquela famosa inscrição élfica “Pedo Mellon a Minno”, “Fale amigo e entre”.

Segundo rumores ainda não confirmados, pelo Fellowship of Fans (FoF), em sua conta no Twitter, o personagem seria mesmo o rei Durin [terceiro?], e seu intérprete seria o ator Owain Arthur.

Confira o próximo aqui.


One thought on “Pôsteres de Divulgação da Série “O Senhor dos Anéis: os Anéis de Poder”: o que sabemos até agora

  1. Aterrizar de um meteoro pode ser somente um elemento figurativo. Pra mim está claro que é o Homem da Lua e maçã representa sua tentação erótica pela Mulher do Sol.

    Em síntese: não faço ideia de quem seja!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s